SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Pay for medical labor: a study of systems and forms of payment in general hospitals in Belo Horizonte, BrazilPrevalence of reported child abuse by parents in a pediatric out-patient population author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Ligia Maria V. da  and  FORMIGLI, Vera Lúcia A.. Avaliação em saúde: limites e perspectivas. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.1, pp. 80-91. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000100009.

É realizada discussão sobre a avaliação em saúde no que diz respeito ao seu objeto, atributos, enfoques teóricos e desenhos, a partir da revisão da literatura sobre o tema. São relacionadas possíveis técnicas para avaliação da eficácia, efetividade, cobertura e qualidade técnico-científica dos serviços de saúde, além da satisfação dos usuários. Os desenhos da chamada "pesquisa avaliativa" são comparados com aqueles da epidemiologia. A diversidade terminológica, insuficiências e inadequações de alguns métodos e técnicas dominantes na literatura específica são identificados como problemas a serem superados. É também discutida a incipiente incorporação da prática da avaliação no processo concreto de gestão dos serviços de saúde no nosso meio e relacionadas as possibilidades de utilização das informações registradas rotineiramente nas unidades sanitárias para o processo de avaliação. Por fim, são identificadas as necessidades de desenvolvimento metodológico para avaliação dos recentes projetos de reorganização de práticas de saúde em distritos sanitários e sistemas locais de saúde e apontadas perspectivas nessa direção.

Keywords : Avaliação; Qualidade; Investigação em Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese