SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Brazilian risk map: limited applicability of a worker modelSocial movements and health: notes for a debate author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SCHALL, Virginia T.. Educação ambiental e em saúde para escolares de primeiro grau: uma abordagem transdiciplinar. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, n.2, pp. 259-263. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000200013.

O artigo apresenta uma breve análise crítica e sugestões quanto à orientação da educação ambiental e em saúde na escola de primeiro grau, baseado em experiências pedagógicas recentes e algumas reflexões teórico-filosóficas. São discutidos no texto: a importância da transdiciplinaridade; da educação participativa na qual os conhecimentos populares são considerados ao se construir novos conceitos científicos; o planejamento de experiências concretas que estimulem sensações de prazer e admiração pela natureza e pela vida; a análise e busca de soluções para problemas que afetam a realidade local dos alunos, sem perder de vista as questões globais. Aponta-se como fundamental o investimento na formação dos professores, através de cursos e oficinas criativas, que associem a construção de novos conhecimentos à reflexão crítica sobre o papel da escola que deve estar comprometida com a busca de maior igualdade social e manutenção do equilíbrio nas relações entre o homem e a natureza, abrindo espaço para o exercício da cidadania entre os alunos.

Keywords : Educação Ambiental; Educação em Saúde; Escola de Primeiro Grau; Educação Infantil.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English