SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.1Human self-destructionTrends in mortality due to violent causes in the overall population and among adolescents and young people in the americas author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MACHADO, Jorge M. H.  and  GOMEZ, Carlos Minayo. Acidentes de trabalho: uma expressão da violência social. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, suppl.1, pp. S74-S87. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000500006.

O objetivo principal deste estudo é relacionar violência e processo de trabalho. Tem como pressuposto que o elevado índice de acidentes de trabalho existente no Brasil caracteriza uma forma de violência estrutural nos locais de trabalho. Este quadro é situado no contexto internacional, a partir de dados de diversos setores econômicos. Discutem-se as informações provenientes dos registros da Previdência Social e dos atestados de óbito. Em aparente contraste com os dados internacionais, as estatísticas brasileiras mostram que os acidentes resultantes de atividades externas às empresas, em particular os de trânsito, são as maiores causas de morte no trabalho. São examinadas também questões relativas à qualidade dos registros e à classificação dos diversos tipos de acidente.

Keywords : Acidentes de Trabalho; Violência no Trabalho; Acidentes; Mortalidade; Saúde do Trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese