SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.1Abused children and adolescents: past, present, and prospects for the futureGender violence, sexuality, and health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

HEISE, Lori. Violência e genêro: uma epidemia global. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, suppl.1, pp. S135-S145. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000500009.

Violência baseada no gênero, incluindo seqüestros, violência doméstica, homicídios e abuso sexual, é problema profundo de saúde para a mulher em todo o mundo. Embora sendo uma causas significativa de morbi-mortalidade, a violência cintra as mulheres só recentemente foi reconhecido como objeto de Saúde Pública. Este trabalho reune dados existentes sobre dimensões da violência contra as mulheres no mundo e revê a literatura sobre as conseqüências das abusos sobre a saúde. Argumenta-se que o setor tem importante papel no combate à violência contra a mulher, através do desenvolvimento de pesquisas, notificação, organização de serviços de referência para as vítimas e para propostas de intervenção. Qualquer estratégia para confrontar a violência necessita ser dirigida para as raízes dos abusos, além, evidentemente, de atender às necessidades imediatas das vítimas. Isto significa desafiar atitudes e crenças sociais que fundamentam a violência dos homens contra as mulheres e criar formas de negociação do poder entre os gêneros, em todos os níveis da sociedade.

Keywords : Violência e Mulher; Saúde Reprodutiva; Abuso Sexual; Desenvolvimento Internacional.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English