SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.1Extermination of humans: violation and vulgarization of lifeCanada's family violence initiative: partnerships author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ZALUAR, Alba; NORONHA, José C. de  and  ALBUQUERQUE, Ceres. Violência: pobreza ou fraqueza institucional?. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, suppl.1, pp. S213-S217. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000500016.

Os autores fazem uma revisão das estatísticas de mortalidade do Ministério da Saúde por causas externas no período de 1981 a 1989, para o qual encontram-se disponíveis dados nacionais. Examinam seu comportamento nas diferentes Unidades da Federação, áreas metropolitanas e capitais, com ênfase nos óbitos por homicídios. Confrontam esses dados com aqueles da distribuição da pobreza no país e dos fluxos migratórios. Concluem pela inexistência de qualquer associação entre as taxas de mortalidade por homicídios e pobreza ou migração. Discutem que, se a associação pode ser evidenciada nas contravenções e nos crimes contra o patrimônio, não há qualquer sustentação para sua associação nos crimes contra a vida. Acentuam o papel do crime organizado, bem como do tráfico de drogas e de armas, como fator predominante na estruturação da criminalidade metropolitana, particularmente quando associado a uma política exclusivamente repressiva de combate às drogas e a escolhas políticas e institucionais inadequadas para o enfrentamento da pobreza urbana.

Keywords : Violência; Pobreza; Criminalidade; Migração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese