SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.2Epidemiological, social, and sanitary aspects in an area of the Rio Negro, State of Amazonas, with special reference to intestinal parasites and Chagas' diseaseAn epidemiological approach to study congenital Chagas' disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

KLOETZEL, Kurt; CHIEFFI, Pedro Paulo  and  CARRILHO, Flair José. Controle da esquistossomose mediante emprego de medidas ambientais: sugestões a partir de um estudo de campo no nordeste brasileiro. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, suppl.2, pp. S337-S344. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000800011.

O presente estudo, realizado no Estado de Alagoas, mais uma vez demonstrou o papel relevante dos focos peridomiciliares ou de vizinhança na transmissão da esquistossomose. Embora se trate de uma área urbana, compacta e densamente povoada (Bairro Frio, município de União dos Palmares), a distribuição tanto da prevalência como dos indivíduos com contagem de ovos elevada nas fezes obedeceu a nítido padrão espacial, altamente correlacionado com a distribuição de valetas de drenagem e outras pequenas coleções de água. Embora a maioria dos habitantes tenha acesso a água potável e, não obstante a ausência de coleções de água de algum vulto, capazes de manter a transmissão, a intensidade das contagens de ovos superou quaisquer dados anteriormente obtidos em outras áreas. Ainda assim, a morbidade mostrou-se inexpressiva, tendência já observada na última década em outras regiões hiperendêmicas. Os autores estão convencidos que o controle da transmissão requer esforços na sentido de melhorar as condições ambientais e que semelhante proposta é inteiramente viável, podendo ser concretizada com o emprego de recursos bastante modestos e contando com a participação da comunidade.

Keywords : Esquistossomose; Schistosoma mansoni; Controle; Participação da Comunidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English