SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 suppl.2An epidemiological approach to study congenital Chagas' diseaseTegumentary and visceral leishmaniases in Brazil: emerging anthropozoonosis and possibilities for their control author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIAS, João Carlos P.. Aspectos ecológicos do controle de vetores para doença de Chagas no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1994, vol.10, suppl.2, pp. S352-S358. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1994000800013.

A importância da doença de Chagas e de seu controle é assinalada para o Brasil e demais países endêmicos da América Latina, enfatizando-se os aspectos ecológicos envolvidos. Os principais insumos e estratégias de combate à doença humana já existem e estão disponíveis, devendo-se priorizar o controle dos vetores domiciliados e das transfusões de sangue. Os programas de controle devem levar em conta os elementos ecológicos e sociais pertinentes, inclusive para se prevenir novas situações epidemiológicas no futuro. Não se assinalam problemas ecológicos de importância quando os programas de controle são planejados e executados com racionalidade. Os maiores desafios ao programa brasileiro, são hoje, a manutenção de sua continuidade a nível nacional, o controle de vetores secundários no peridomicílio e a consolidação de uma vigilância epidemiológica horizontalizada e participativa.

Keywords : Doença de Chagas; Trypanosoma cruzi; Controle de Vetores; Triatomíneos; Ecologia de Vetores.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English