SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4The stigma in the social representation of leprosyEvaluation of nutritional adequacy of the food intake in an Integrated Center of Public Education (CIEP) author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BRITO, Jussara C. de; MATTOS, Ubirajara; SOARES, Vanda D’A.  and  FERREIRA, Heloisa P.. Saúde das trabalhadoras: o caso da lavanderia de uma indústria química de cloro-soda. Cad. Saúde Pública [online]. 1995, vol.11, n.4, pp. 543-551. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1995000400003.

Esse artigo apresenta um estudo de caso sobre as condições de trabalho e saúde de trabalhadoras a ex-trabalhadoras da lavanderia de uma indústria do setor químico. A função principal dessas mulheres é lavar as roupas dos operários das áreas de produção e de manutenção que manipulam com mercúrio metálico, constituindo-se em áreas de risco. Nosso objetivo é mostrar como as mulheres são atingidas nesse processo de trabalho. Para isso realizamos uma análise do processo de trabalho e das condições ambientais da lavanderia, uma avaliação clínica das trabalhadoras, bem como entrevistas individuais com as mesmas, a fim de melhor apreender o objeto da pesquisa, através da linguagem das entrevistadas. As avaliações e análises nos permitiram verificar que esse trabalho é prejudicial à saúde, tanto pela história de vida de cada uma, como também pelas condições atuais em que é desenvolvido na empresa. Com esse artigo nos propomos também mostrar que os conhecimentos sobre a atividade (o conteúdo e os riscos) que essas mulheres realizam, sobre seus problemas específicos e sobre suas formas de adoecimento tendem a ser dissimulados por um conjunto de fatores afetos às relações de gênero.

Keywords : Gênero; Trabalho Feminino; Mercúrio; Indústria Química; Saúde do Trabalhador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese