SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue4The medical profession at issue (1922): a historical and sociological viewMalaria in the State of Minas Gerais, Brazil, 1980-1992 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VIANA, Solange V.. Perspectiva relacional no estudo do processo de trabalho em saúde: contribuição para uma nova abordagem a partir do estudo da prática do nutricionista no campo da alimentação institucional. Cad. Saúde Pública [online]. 1995, vol.11, n.4, pp. 616-620. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1995000400009.

Como parte da revisão teórico-conceitual para o estudo da prática do nutricionista em um Complexo Industrial, desenvolve-se uma discussão sobre o modo como vem sendo abordada a noção de processo de trabalho e os limites de tais abordagens. O estudo parte da crítica ao enfoque marxista clássico, passa por Braverman e chega a autores que vêm se destacando por recentes contribuições à teoria do processo de trabalho, a exemplo de Littler, Thompson, Knights, Edwards e Burawoy. A partir das referidas contribuições, a prática do nutricionista coloca-se sob o prisma das Políticas de Produção e das Relações de Gênero, numa abordagem "casada", as quais, do ponto de vista analítico, buscam complementar-se. Conclui-se com um quadro de referências, que busca, através da finalidade da prática do nutricionista nestas indústrias, relativizar tanto a independência do sujeito profissional, quanto o determinismo estrutural presente na literatura sobre o tema em nosso meio.

Keywords : Processo de Trabalho; Alimentação Institucional; Nutricionista; Relações de Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese