SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Adolescents and health. Group-building based on representations of health and diseaseSchistosomiasis mansoni in urban territory. 2. A theoretical approach to the accumulation, concentration, and centralization of capital and the production of disease author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NJAINE, Kathie; SOUZA, Edinilsa Ramos de; MINAYO, Maria Cecília de Souza  and  ASSIS, Simone Gonçalves de. A produção da (des)informação sobre violência: análise de uma prática discriminatória. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.3, pp.405-414. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000300016.

No presente artigo, realiza-se uma reflexão crítica da qualidade da informação sobre violência no Brasil, destacando-se algumas das principais fontes primárias de dados: as Secretarias de Segurança Pública e de Polícia Civil e as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde. O Município do Rio de Janeiro é abordado como um "caso" exemplar nesta análise. Parte-se das hipóteses de que: (a) no processo de produção dessa informação, a geração, sistematização e divulgação são de má qualidade, banalizadas, espetacularizadas e discriminatórias; (b) os dados são tratados como instrumento de domínio privado e não como uma prestação de serviço ao público e refletem uma estrutura institucional autoritária e burocratizada. Constituem-se em (des)informações esvaziadas de significado sócio-político, insuficientes para informar à sociedade sobre a real expressão da violência e para a formulação de políticas públicas. Como conclusão, destaca-se a necessidade de que: 1) as informações sobre os eventos violentos sejam valorizadas desde o seu registro até o seu uso social; 2) os profissionais e as instituições envolvidas com o tema transformem estruturas e mentalidades no sentido de uma ação integrada e consciente do seu papel social; 3) a sociedade se organize e atue em conjunto contra a violência e pela valorização da vida humana.

Keywords : Informação; Violência; Saúde Pública; Qualidade de Registro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )