SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Production of (mis)information on violence: analysis of a discriminatory practiceWorkers' health in Brazilian state constitutions: a comparative analysis author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COURA-FILHO, Pedro. Distribuição da esquistossomose no espaço urbano. 2. Aproximação teórica sobre a acumulação, concentração, centralização do capital e a produção de doenças. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.3, pp. 415-424. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000300017.

Neste estudo são discutidos dados sobre a urbanização da esquistossomose na Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, Brasil. A endemização da esquistossomose em área urbana é discutida usando-se a categoria organização social do espaço como exercício de operacionalização entre o paradígma ambiental e o social em saúde coletiva. São abordados elementos presentes na nova ordem econômica mundial, concepção de espaço socialmente construído, mundialização do capital, periferia e conseqüente processo coletivo de produção de doenças. Diante do desmantelamento dos serviços de saúde do Estado e da lógica da nova ordem econômica mundial, é reforçada a busca de soluções locais para o controle da esquistossomose.

Keywords : Esquistossomose; Urbanização; Epidemiologia; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese