SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3The population's knowledge concerning dengue fever, vectors, and control measures in São José do Rio Preto, São Paulo stateTechnical health care models: from the pyramid to the circle, a possibility to be explored author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DIEZ GARCIA, Rosa Wanda. Práticas e comportamento alimentar no meio urbano: um estudo no centro da cidade de São Paulo. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.3, pp. 455-467. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000300021.

Este trabalho explora a dimensão da comida no modo de vida urbano, tendo em vista as implicações que este modo de vida tem nos hábitos alimentares e nas representações simbólicas envolvidas. Utilizamos como referencial teórico os conceitos de representação social e de habitus para abordarmos a experiência alimentar. A metodologia utilizada foi a análise qualitativa do discurso de 21 funcionários administrativos e o estudo de observação em estabelecimentos comerciais, como lanchonetes e restaurantes na região central de São Paulo. O estudo do comportamento alimentar foi exposto em dois planos: o dos alimentos e preparações consumidos e o dos desejados. Por sua origem no universo doméstico, os aspectos simbólicos associados à alimentação têm uma forte matriz afetiva. As condições concretas do meio urbano associadas aos limites financeiros do sujeito estabelecem um arcabouço de valores e sentimentos compatíveis com suas possibilidades. A abreviação dos rituais alimentares e suas implicações no comportamento alimentar são abordados bem como as características do atual padrão de alimentação urbano.

Keywords : Alimentação; Comportamento Alimentar; Hábitos Alimentares; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese