SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3"The Geography of Hunger": from regional logic to universalityBuilding an agenda for collective oral health author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LEAL, Maria do Carmo  and  BITTENCOURT, Sonia Azevedo. Informações nutricionais: o que se tem no país?. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.3, pp. 551-555. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000300032.

As informações nutricionais existentes no País, oriundas de inquéritos populacionais sem periodicidade definida, embora contribuindo na definição da magnitude e distribuição do problema, têm se mostrado de pouca utilidade para subsidiar a formulação de políticas que redundem na melhoria do estado nutricional da população brasileira. Sugere-se considerar os dados disponíveis nos diversos sistemas rotineiros de informação da área de saúde para alimentar, monitorar e avaliar as políticas nutricionais, possibilitando atualidade e acompanhamento local. As deficiências na qualidade dos dados nesses sistemas da área da saúde podem ser minimizadas através de estudos de validação, gerando uma melhoria das informações do sistema como um todo, com reflexos na qualidade da assistência à saúde.

Keywords : Nutrição; Sistema de Informação em Saúde; Sistema de Vigilância Nutricional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese