SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4How well is hypertension managed in the community? A population-based survey in a Brazilian cityStudies on space-time disease clusters: concepts, techniques, and challenges author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

NOGUEIRA, Flávia; NASCIMENTO, Osmar da Cruz; SILVA, Edinaldo Castro e  and  JUNK, Wolfgang. Mercúrio total em cabelos: uma contribuição para se avaliar o nível de exposição em Poconé, Mato Grosso, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 601-609. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400004.

Ocorrem na Bacia do Rio Bento Gomes (MT), às margens do Pantanal Mato-grossense, cerca de sessenta garimpos de ouro, onde o mercúrio é utilizado de forma intensiva nos processos de produção, através da formação de amálgamas que facilitam a aglutinação de partículas finas. A queima do amálgama nem sempre é feita em sistemas fechados de recuperação, havendo, portanto, perda de vapor para a atmosfera. Este estudo traz resultados de análises de mercúrio total nos cabelos de quatro grupos de voluntários que vivem em Poconé (MT), e faz uma caracterização geral do ambiente no que se refere à presença do metal na água e no sedimento do Rio Bento Gomes. Um equipamento de detecção por fluorescência foi usado para a determinação das concentrações, e os resultados indicam que os valores são mais baixos do que os de outras populações de áreas de garimpo no Brasil. Indicam também que a via ocupacional parece ser a mais eficiente rota potencial de contaminação da população por mercúrio.

Keywords : Mercúrio; Intoxicação por Mercúrio; Exposição Ambiental; Exposição Ocupacional; Saúde Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese