SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Studies on space-time disease clusters: concepts, techniques, and challengesRisk profile: multivariate cluster analysis of urban small areas based on socioeconomic indicators - census tracts from the Greater Rio de Janeiro Metropolitan Area author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Simone. A qualidade da qualidade: uma perspectiva em saúde do trabalhador. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 625-634. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400006.

As novas formas de organização do trabalho, no Brasil, baseadas no modelo japonês de gestão, traduzem-se pela implantação de Programas de Qualidade Total que modificam as relações de trabalho. A pressão da modernidade representada pela busca da qualidade atinge os trabalhadores, gerando no limite conseqüências para sua saúde física e mental. Nesse sentido, o estudo de caso em uma indústria têxtil, no Município de Nova Friburgo (Rio de Janeiro), procurou perceber como esses programas são pensados para aumentar a qualidade do produto, sem, contudo, modificar a qualidade de vida dos trabalhadores. Identificou a simultaneidade tanto de situações diversas de precárias condições de trabalho ou de seu processo, quanto de outras de sofisticadas exigências ­ abstração, interiorização do controle, generalização do conceito fornecedor/cliente etc.­, que esbarra em uma força de trabalho com baixa escolaridade, resultando em um ambiente tenso, com intensificação do ritmo laboral sem, no entanto, haver ganhos objetivos para os trabalhadores.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional; Qualidade de Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese