SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Quality of quality: a workers' health perspectiveThe diaphragm as a contraceptive method in the experience of users in the public health services author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARVALHO, Marilia Sá; CRUZ, Oswaldo Gonçalves  and  NOBRE, Flávio Fonseca. Perfil de risco: método multivariado de classificação sócio-econômica de microáreas urbanas - os setores censitários da região metropolitana do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 635-645. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400007.

Visando desenvolver métodos de estudo de microáreas urbanas, que permitam a integração de variáveis em um perfil sócio-econômico, foi analisado o censo demográfico de 1991, por setor censitário. Estudaram-se aspectos de: saneamento, ocupação do terreno, escolaridade, domicílio, demografia e renda. A análise de componentes principais para cada tema permitiu selecionar 15 indicadores com maior poder de explicação da variância observada, com base nos quais, em nova análise, foram escolhidos os sete indicadores finais. A classificação multivariada por partição gerou cinco tipos diferentes de setores censitários, assim descritos: (A) alta renda, (B) renda mais baixa, (C) pobre, com predomínio de casas alugadas, (D) baixa escolaridade e renda, (E) precariedade no saneamento básico. A análise segundo a divisão geopolítica tradicional permitiu identificar as desigualdades dentro de cada área. O método proposto permitiu a criação de índices compostos de avaliação de qualidade de vida, valendo-se de informações de fácil acesso e ampla cobertura. Além disso, contribuiu para detectar a desigualdade sócio-econômica, identificando não só as grandes regiões de pobreza, mas as microáreas de exclusão em meio à relativa riqueza.

Keywords : Censo Demográfico; Análise de Pequenas Áreas; Análise Multivariada; Perfil Sócio-econômico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese