SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Models for physicians' professional regulation in Latin America and theoretical elements for its analysisCharacteristics of private health care services in Salvador, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VELLOSO, Marta Pimenta; SANTOS, Elizabeth Moreira dos  and  ANJOS, Luiz Antonio dos. Processo de trabalho e acidentes de trabalho em coletores de lixo domiciliar na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 693-700. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400012.

O presente trabalho descreve o processo de trabalho da coleta de lixo domiciliar visto pelo próprio trabalhador. A unidade específica de análise foi o grupo de trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (COMLURB) lotados na gerência de limpeza leste (LGL-3), no bairro do Rio Comprido. A metodologia utilizada baseou-se na recuperação da vivência do trabalhador sobre o seu trabalho, acrescida da observação do pesquisador, registrada em vídeo. Entre os riscos identificados no processo da coleta de lixo, destacam-se: mecânicos (cortes, ferimentos, atropelamentos, quedas graves), ergonômicos (esforço excessivo), biológico (contato com agentes biológicos patogênicos), químico (substâncias químicas tóxicas) e sociais (falta de treinamento para o serviço).

Keywords : Saúde do Trabalhador; Saúde Ocupacional; Acidentes do Trabalho; Acidentes; Local de Trabalho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese