SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4The labor process and work-related accidents among garbage collectors in Rio de Janeiro, BrazilAnalysis of the work process in health research laboratories: a proposal for investigation author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SILVA, Ligia Maria Vieira da et al. Algumas características do setor privado de saúde de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 701-709. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400013.

Com o objetivo de descrever algumas características dos serviços de saúde privados do Município de Salvador, foi realizado inquérito envolvendo 174 estabelecimentos cadastrados no IBGE. Foram investigados a natureza jurídica, a capacidade instalada ambulatorial e hospitalar, a produção e o custo das consultas médicas segundo modalidades de financiamento público e privado. As diferentes formas de assistência médica supletiva são a principal fonte de financiamento da assistência ambulatorial, e 51,1% das unidades investigadas são independentes dos recursos públicos oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). Os convênios-empresa e o seguro saúde stricto sensu participaram de forma moderada e elevada do financiamento das consultas médicas, em 54% e 41,9% dos serviços respectivamente. Os autores discutem o significado das modificações verificadas no segmento privado da atenção à saúde de Salvador, bem como as implicações desses achados no que diz respeito ao redimensionamento das estratégias de reorganização das práticas e serviços de saúde no País e de relacionamento entre o público e o privado.

Keywords : Assistência Médica; Serviços de Saúde; Sistemas de Saúde; Seguro Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese