SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Analysis of the work process in health research laboratories: a proposal for investigationConstruction of meanings relating to social control with health counselors in Piauí state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ARTMANN, Elizabeth; AZEVEDO, Creuza da Silva  and  SA, Marilene de Castilho. Possibilidades de aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 723-740. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400015.

Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa sobre os limites e possibilidades de aplicação do enfoque de planejamento estratégico em organizações de saúde de nível local. Desenvolve-se uma análise comparada de duas experiências de adoção do método de Planejamento Estratégico-Situacional (PES) para a gestão de um Centro de Saúde e de uma unidade hospitalar. Entre as questões discutidas destacam-se: a de dificuldade de aplicação da categoria ator no nível local de saúde; a possibilidade de construção de um projeto coletivo a partir da multiplicidade de racionalidades presentes em organizações de saúde; a possibilidade de se ampliarem os processos comunicativos a partir da adoção do PES; as dificuldades relativas à cultura organizacional e aos baixos níveis de responsabilidade, além daquelas inerentes à complexidade do método, e à possibilidade de simplificá-lo, garantindo-se a análise estratégica-situacional e a ampliação da capacidade gerencial das organizações.

Keywords : Planejamento em Saúde; Planejamento Estratégico; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese