SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Analysis of the work process in health research laboratories: a proposal for investigationConstruction of meanings relating to social control with health counselors in Piauí state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ARTMANN, Elizabeth; AZEVEDO, Creuza da Silva  and  SA, Marilene de Castilho. Possibilidades de aplicação do enfoque estratégico de planejamento no nível local de saúde: análise comparada de duas experiências. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp.723-740. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400015.

Este artigo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa sobre os limites e possibilidades de aplicação do enfoque de planejamento estratégico em organizações de saúde de nível local. Desenvolve-se uma análise comparada de duas experiências de adoção do método de Planejamento Estratégico-Situacional (PES) para a gestão de um Centro de Saúde e de uma unidade hospitalar. Entre as questões discutidas destacam-se: a de dificuldade de aplicação da categoria ator no nível local de saúde; a possibilidade de construção de um projeto coletivo a partir da multiplicidade de racionalidades presentes em organizações de saúde; a possibilidade de se ampliarem os processos comunicativos a partir da adoção do PES; as dificuldades relativas à cultura organizacional e aos baixos níveis de responsabilidade, além daquelas inerentes à complexidade do método, e à possibilidade de simplificá-lo, garantindo-se a análise estratégica-situacional e a ampliação da capacidade gerencial das organizações.

Keywords : Planejamento em Saúde; Planejamento Estratégico; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )