SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Applicability of the strategic planning approach to local health organizationsCase report of two work accidents investigated using the causal tree method author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PEDROSA, José Ivo dos Santos. A construção do significado de controle social com conselheiros de saúde no Estado do Piauí, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 741-748. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400016.

Descrição de uma experiência de intervenção pedagógica junto aos conselheiros de saúde de duas Diretorias Regionais de Saúde do Estado do Piauí. Valendo-se do projeto de Incentivo ao Controle Social e à Participação Popular na Construção do SUS, do Ministério da Saúde, o artigo analisa as formas e conteúdos da questão do controle social em saúde, numa situação em que o controle político e econômico da sociedade é exercido por pequenos grupos donos do poder e da riqueza, que configuram o padrão oligárquico de dominação. Neste sentido, a experiência demonstrou a importância da construção coletiva do significado de controle social com bases nas relações cotidianas entre a comunidade e os serviços de saúde e o papel estratégico do profissional ao desenvolver estas ações.

Keywords : Serviços de Saúde; Educação em Saúde; Conselho de Planejamento em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese