SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue4Construction of meanings relating to social control with health counselors in Piauí state, BrazilEpidemiology, values, and the meaning of paradigm author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BINDER, Maria Cecília Pereira  and  ALMEIDA, Ildeberto Muniz de. Estudo de caso de dois acidentes do trabalho investigados com o método de árvore de causas. Cad. Saúde Pública [online]. 1997, vol.13, n.4, pp. 749-760. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1997000400017.

São apresentados dois acidentes do trabalho típicos, ocorridos em empresa de grande porte, investigados com o Método de Árvore de Causas ­ ADC, método que permite identificar o papel desempenhado por fatores gerenciais e de organização do trabalho no desencadeamento desses fenômenos. Os casos apresentados revelam a participação, na gênese dos acidentes, de fatores como designação temporária e improvisada de trabalhadores para funções e postos de trabalho, execução de tarefas deixadas à iniciativa e ao arbítrio dos trabalhadores, falta de ferramentas e de materiais apropriados à execução de tarefas e falhas na circulação de informações, entre outros. São também analisadas as indicações para o uso do método, suas potencialidades em termos de prevenção, bem como as implicações decorrentes de dificuldades de aplicação, de necessidades de treinamento e reciclagens e do dispêndio elevado de tempo para investigação de cada acidente.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Acidentes do Trabalho; Método de Árvore de Causas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese