SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Medical auditing: procedures assessment in the women's integral health care program in the Vila Municipal Health Clinic, Pelotas, Rio Grande do Sul, BrazilQuality-of-care assessment in a university hospital pediatric clinic author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Maria Helena Pessini de  and  ROMANELLI, Geraldo. Os efeitos da hanseníase em homens e mulheres: um estudo de gênero. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 51-60. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100013.

Por meio das representações sociais, detectamos diferentes experiências de viver a hanseníase no contexto familiar e individual de uma população constituída por 202 hansenianos (132 homens e 70 mulheres), inscritos no programa de controle e tratamento dos serviços de saúde de Ribeirão Preto. Duas etapas para coletas de informações foram realizadas. Na primeira, os hansenianos responderam a um questionário com perguntas estruturadas; na segunda, foram ouvidos relatos de situações vividas no cotidiano de dez homens e mulheres. Os dados revelaram que a doença mobilizou representações diferentes entre os homens e mulheres nos diferentes grupos sociais. A hanseníase representou um desequilíbrio entre os gêneros, acentuando as desigualdades já existentes no campo sócio-cultural e criando novos problemas responsáveis pelos prejuízos bio-psico-sociais e econômicos, além dos estigmas que pesam sobre os indivíduos. Tais resultados devem reorientar os programas de controle e tratamento, visando à recuperação social dos hansenianos, e também servir de paradigma a novas investigações.

Keywords : Hanseníase; Lepra; Sexo; Representação Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese