SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The effects of Leprosy on men and women: a gender studyAnalysis of Services Targeting Family Violence Against Women in Greater Metropolitan Buenos Aires, Argentina author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FRANCO, Selma Cristina  and  CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Avaliação da qualidade de atendimento ambulatorial em pediatria em um hospital universitário. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 61-70. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100014.

Estudou-se o ambulatório de Pediatria do Hospital das Clínicas da Unicamp, um serviço didático-assistencial que, inserido no Sistema Único de Saúde, presta assistência secundária e terciária para crianças de 0 a 18 anos. Foram aplicados 221 questionários entre clientes do ambulatório geral de pediatria e de uma de suas especialidades, permitindo comparar diversos indicadores de qualidade da assistência médica prestada. Evidenciou-se um bom nível de conhecimento dos responsáveis pelos usuários sobre seus problemas de saúde. Encontrou-se alto grau de satisfação dos mesmos, embora houvesse baixíssima vinculação entre médico e paciente. Com relação ao atendimento, 43,4% relataram problemas, mas apenas 17,6% propuseram sugestões para melhorá-lo. O tempo de espera nas consultas foi bastante longo. A clientela da especialidade se diferenciou da do ambulatório geral com relação a diversos indicadores.

Keywords : Qualidade dos Cuidados de Saúde; Cuidados Prestados ao Paciente; Avaliação de Processos e Resultados [Cuidados de Saúde]; Serviços de Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese