SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Analysis of Services Targeting Family Violence Against Women in Greater Metropolitan Buenos Aires, ArgentinaElements for changing a prevailing psychiatric care model author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

PIZZOL, Felipe Dal; SILVA, Tatiane da  and  SCHENKEL, Eloir Paulo. Análise da adequação das propagandas de medicamentos dirigidas à categoria médica distribuídas no Sul do Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 85-91. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100016.

A análise da qualidade da publicidade dirigida à categoria médica foi feita com base na coleta de materiais publicitários distribuídos em consultórios médicos e hospitais no Sul do Brasil. Foram coletadas 127 peças publicitárias, nas quais se observou o cumprimento ou não das leis que regulamentam a propaganda de medicamentos no Brasil e os argumentos mais prevalentes de cada propaganda. A Denominação Comum Brasileira aparece em 121 propagandas (95%), sempre em segundo plano, com tamanho de letras menor. Nenhuma das peças publicitárias analisadas cumpre na íntegra as exigências da legislação. Considerando os Critérios Éticos para Promoção de Medicamentos da OMS, apenas 59% apresentam a composição do produto, e 43% apresentam precauções; em 73%, o tamanho das letras e o espaçamento entre frases é pequeno, dificultando sua leitura. Apenas 73% das propagandas apresentam a posologia. Os argumentos mais utilizados nesta amostra são: eficácia, segurança, comodidade posológica, rapidez de ação, alta tolerabilidade. A inobservância da legislação em vigor, a ausência de precauções e excesso de argumentos, levam à conclusão de que há a necessidade de instrumentos efetivos de controle visando a uma melhor qualidade nas informações distribuídas aos prescritores.

Keywords : Propaganda de Medicamentos; Indústria Farmacêutica; Uso Racional de Medicamentos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese