SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1An educational intervention to improve the quality of coproparasitological diagnosis in laboratories of Havana City, CubaEstado nutricional e variáveis sócio-econômicas na repetência escolar: um estudo prospectivo em crianças da primeira série em Belo Horizonte, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0102-311X

Resumo

MOTA, Murilo Peixoto da. Gênero e sexualidade: fragmentos de identidade masculina nos tempos da Aids. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 145-155. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100022.

Este trabalho busca entender alguns aspectos da sexualidade masculina, bem como as formas como se organiza a construção da identidade sexual no contexto da epidemia de Aids, a partir da fala de jovens de baixa renda entre 14 e 21 anos, moradores da área metropolitana do Rio de Janeiro. Nossa proposta consiste em articular alguns aspectos do gênero masculino, subsidiados pela identidade sexual revelada pelos sujeitos, estabelecendo um confronto com os relatos sobre a prática sexual, procedimento que se tornou possível a partir de entrevista qualitativa com uso de um roteiro semi-estruturado. Julgamos de fundamental importância a análise das maneiras como se dá a escolha do objeto sexual em relação à construção da identidade, tendo como referência aquele que foi considerado o pivô no que diz respeito à transmissão da Aids: o homem. Neste sentido, nossa investigação se pautou nas categorias gênero e identidade sexual. Como resultado, observamos que, na concepção destes jovens, ser homem é desempenhar a prática sexual, cumprindo, assim, os papéis destinados ao gênero masculino, reproduzindo um estereótipo que os coloca em situação de risco.

Palavras-chave : Aids; Adolescentes; Sexo; Identidade Sexual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português