SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Analysis of non-prescription drug radio advertising in Rio Grande do Sul State, BrazilAlternative foods: a critical analysis of a proposal for nutritional intervention author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CONTANDRIOPOULOS, André-Pierre. Pode-se construir modelos baseados na relação entre contextos sociais e saúde?. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 199-204. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100029.

À medida que se conhece melhor a complexidade das relações entre os contextos sócio-econômico, ambiental e a saúde da população, parece claro que os conceitos de saúde-doença, embora não sendo independentes, não são sinônimos. O maior desafio para o campo da saúde pública nesse momento é sua capacidade para estabelecer um verdadeiro diálogo entre as ciências da vida, trabalhando principalmente sobre a doença, vista como um distúrbio em uma das funções do organismo vivo, e as ciências humanas, trabalhando sobre a saúde das populações. O desafio para a sociedade é permitir a cada indivíduo o acesso a serviços de saúde de alta qualidade e ao mesmo tempo desenvolver políticas públicas para promover a saúde da população.

Keywords : Saúde; Doença; Epidemiologia; Ciências Biológicas; Ciências Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese