SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Can models be built on the basis of the relationship between social contexts and health? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FARFAN, Jaime Amaya. Alimentação alternativa: análise crítica de uma proposta de intervenção nutricional. Cad. Saúde Pública [online]. 1998, vol.14, n.1, pp. 205-212. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1998000100030.

O Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (Inan) está propondo o uso, em nível nacional, de fórmula de alimentação alternativa, denominada "Multimistura", à base de farelos de arroz, e/ou trigo, sementes de gergelim e abóbora, folhas de mandioca, beterraba, cenoura, verduras nativas e pó de casca de ovo, como solução para combater a fome da população carente. Embora o crítico estado nutricional da população-alvo possa fazer qualquer questionamento técnico ou ético parecer por demais filosófico, uma série de considerações nutricionais, toxicológicas e até de viabilidade prática sugerem que a posição adotada pelo Inan deveria ser revista. A solução da multimistura, talvez válida para situações transitórias de extrema pobreza, carece de universalidade para ser utilizada, independentemente de faixa etária, estado nutricional e período de duração da intervenção.

Keywords : Alimentação; Nutricão; Política de Alimentos; Suplementação Alimentar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese