SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Income inequality and health: the case of Rio de JaneiroRestructuring of production and occupational accidents in Brazil: structure and trends author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

FONSECA, Maria de Jesus Mendes da; CHOR, Dora  and  VALENTE, Joaquim Gonçalves. Hábitos alimentares entre funcionários de banco estatal: padrão de consumo alimentar. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.1, pp.29-40. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000100004.

Com o objetivo de identificar as condições de saúde dos funcionários de um banco estatal, no Estado do Rio de Janeiro, realizou-se estudo seccional em dois setores do banco, através de amostragem sistemática. Entre as condições de saúde, o perfil dos hábitos alimentares foi investigado mediante questionário de freqüência de consumo de grupos de alimentos, analisado por meio de medida-resumo (escore alimentar). Embora a maior parte da população apresente bons hábitos alimentares, os resultados confirmaram grande diferença entre os sexos: cerca de 60% dos homens apresentaram escores maiores do que a média da população (51,2), comparados a 45% das mulheres. Além disso, foi possível verificar que os homens, principalmente os mais jovens, consomem maior quantidade de alimentos com gordura saturada, sal ou açúcar, quando comparados às mulheres. Os achados indicam que a qualidade da dieta junto a outros hábitos e comportamentos, como tabagismo e sedentarismo, devem fazer parte de programas de promoção da saúde no ambiente de trabalho, visando controlar as doenças cardiovasculares e outros agravos.

Keywords : Doenças Cardiovasculares; Hábitos Alimentares; Estilo de Vida; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )