SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4The evolution of pathogenic trypanosomesThe concept of health and the difference between prevention and promotion author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LAURENTI, Ruy  and  BUCHALLA, Cassia Maria. O uso em epidemiologia da família de classificações de doenças e problemas relacionados à saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 687-700. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400003.

O trabalho descreve a evolução das estatísticas de freqüência de doenças e dos instrumentos utilizados para a apresentação das mesmas. Iniciando no século XVII com as primeiras apresentações sobre causas de morte e continuando até, praticamente, a metade do século XX como estatísticas de mortalidade por causa, o instrumento para a sistematização dessas apresentações era uma classificação de causas de morte. A partir da segunda metade do século XX, além das estatísticas de mortalidade por causas, começaram a ser produzidas rotineiramente as estatísticas de morbidade hospitalar, e o instrumento para apresentação passou a ser uma classificação de doenças e não apenas de causas de morte. Mais recentemente começou a haver adaptações dessa classificação para uso de especialidades médicas, passando a existir o que se convencionou chamar "família de classificações" e entre ela se inclui uma classificação de conseqüência de doenças. O uso da classificação de doenças, seja para mortalidade como para morbidade, possibilitou a realização de numerosos estudos epidemiológicos que ampliaram o conhecimento sobre saúde.

Keywords : Classificação de Doenças; Mortalidade; Morbidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese