SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Use of disease family classification in epidemiologyTime trends in death rates from homicides in the city of São Paulo, Brazil, 1979-1994 author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CZERESNIA, Dina. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 701-709. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400004.

A autora apresenta uma perspectiva que considera fundamental para a compreensão da diferença entre prevenção - associada ao discurso tradicional da saúde pública - e promoção da saúde, uma idéia dentro da qual propostas estão sendo apresentadas para repensar e redirecionar as práticas em saúde pública. Essa perspectiva tem a ver com os limites dos conceitos da saúde e da doença em relação à experiência concreta das mesmas. Por um lado, a consciência prática desse limite implica em mudanças abrangentes na maneira pela qual o conhecimento científico se relaciona com, e é usado para, a formulação e organização das práticas sanitárias; por outro, os projetos de promoção da saúde também lançam mão dos conceitos orientadores do discurso preventivista. Isso leva a certas dificuldades que aparecem como inconsistências ou áreas nebulosas na operacionalização dos projetos de promoção, que nem sempre conseguem se diferenciar das práticas preventivas tradicionais.

Keywords : Prevenção; Promoção da Saúde; Complexidade; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English