SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Validity of information on occupation and principal cause on death certificates in Botucatu, São PauloDo women's attitudes towards abortion and contraceptive methods influence their option for sterilization? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

AUGUSTO, Lia Giraldo da Silva  and  NOVAES, Tereza Carlota Pires. Ação médico-social no caso do benzenismo em Cubatão, São Paulo: uma abordagem interdisciplinar. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 729-738. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400007.

O tipo de problema enfrentado no campo da saúde do trabalhador exige uma abordagem integrada por diversas disciplinas com suas técnicas e métodos específicos e sustentada por um marco teórico-conceitual comum. O sistema de estudo e intervenção apresentado pelos autores foi construído através das relações entre os elementos sociais, produtivos e ambientais e considerando-os interdependentes e interdefiníveis. As autoras mostram como o processo de diferenciação disciplinar nos campos da epidemiologia e da clínica foi integrado para abordar globalmente a questão do benzenismo. As alterações hematológicas decorrentes da exposição humana ao benzeno foram estudadas dentro do marco disciplinar, integrando-se ao sistema de vigilância epidemiológica que por sua vez foi um instrumento de intervenção sanitária, num marco interdisciplinar que contou, em todo seu processo, com a participação dos trabalhadores acometidos e os sindicatos representantes das categorias afetadas.

Keywords : Benzeno; Exposição Ocupacional; Saúde Ocupacional; Medicina Social; Hematologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese