SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Anthropometric profile of the elderly Brazilian population: results of the National Health and Nutrition Survey, 1989Tuberculosis treatment adherence in Pelotas, Brazil, from the patient's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LUIZA, Vera Lúcia; CASTRO, Claudia Garcia Serpa Osorio de  and  NUNES, Joaquim Moreira. Aquisição de medicamentos no setor público: o binômio qualidade - custo. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 769-776. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400011.

No presente trabalho, os autores abordam, dentro do âmbito da administração de materiais, a aquisição e o aprovisionamento de medicamentos no setor público de saúde, discutindo as duas principais vertentes da questão: qualidade e custo. São relatados os fatores que devem ser considerados pelo comprador quando se avalia o quesito qualidade de medicamentos, em especial a questão dos genéricos, a bioequivalência e a estabilidade das formulações. Por outro lado, o item custo é examinado, assim como as implicações que uma demanda diferenciada e voltada para as inovações tecnológicas tem sobre ele. Por fim, discutem-se alternativas, já empregadas em algumas instituições, apresentando-se sugestões cuja finalidade implica na possibilidade de compra de produtos de qualidade aliada à contenção de custos.

Keywords : Custos de Medicamentos; Qualidade dos Medicamentos; Medicamentos; Setor Público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese