SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Assessment of quality of obstetric care and corticoid use in preterm laborAre some Brazilian population groups subject to endocrine disrupters? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

OLIVEIRA, Maruza B.  and  ASSIS, Simone G.. Os adolescentes infratores do Rio de Janeiro e as instituições que os "ressocializam". A perpetuação do descaso. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 831-844. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400017.

Este artigo apresenta dados sobre adolescentes envolvidos em processos na Justiça da Infância e Juventude. Trata-se de estudo exploratório composto por uma abordagem qualitativa e quantitativa, realizado no ano de 1994 em três escolas (Instituto Padre Severino, Escola João Luiz Alves e Educandário Santos Dumont) situadas no Município do Rio de Janeiro, responsáveis pela custódia judicial de adolescentes infratores. São apresentados dados do perfil sócio-demográfico dos adolescentes e suas famílias e relatado o cotidiano vivenciado por funcionários, adolescentes e pesquisadores. O trabalho busca demonstrar os efeitos danosos da vida imposta a esses jovens, seja pela família, sociedade, judiciário e instituições de custódia e sugere propostas de abordagens e encaminhamentos para a problemática investigada.

Keywords : Juventude; Reincidência Infracional; Violência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese