SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Drug impact on human poisoning in BrazilScientific production in public health and the international literature bases author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SIMOES, Miriam Correa de Carvalho; MOURA, Erly Catarina; SGARBIERI, Valdemiro Carlos  and  FIGUEIREDO, Dalcélia Bueno de. Avaliação do impacto de um suplemento nutricional rico em ferro hematínico. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 871-881. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400021.

Estudo quase-experimental foi desenvolvido junto a 49 mulheres sadias para se avaliar o impacto de um produto do sangue bovino nos níveis hematológicos. Ao grupo experimental (n = 32) prescreveu-se 0,5mg de ferro ao dia e ao controle (n = 17), placebo. Freqüência de consumo de alimentos e sintomas associados ao sulfato ferroso foram registrados. Inquérito alimentar foi realizado a cada 15 dias, assim como coleta de sangue para dosagem bioquímica. Observou-se maior diferença para o ferro sérico, no grupo experimental, e menor de capacidade latente de fixação de ferro nas segunda, terceira e quinta coletas. Quanto à dieta, verificou-se para o grupo experimental menor ingestão de calorias, proteínas e vitamina C na quinta coleta e menor consumo de leite e derivados nas terceira, quarta e quinta coletas e de frutas na quarta coleta. Após a incorporação destas variáveis, para o cálculo das médias ajustadas, encontrou-se diferença significativamente maior para o ferro sérico (p = 0,009) e menor para a CLFF (p = 0,031) ao final do estudo. Os resultados indicam a viabilidade do uso deste produto na deficiência de ferro.

Keywords : Anemia Ferropriva; Suplementação Alimentar; Hemoglobinas; Ferro; Nutrição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese