SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Evaluating the impact of a hematinic iron-rich nutritional supplementPublic health research: between science and action? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COIMBRA JR., Carlos E. A.. Produção científica em saúde pública e as bases bibliográficas internacionais. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 883-888. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400022.

Inicialmente, esse trabalho situa, de forma condensada, a gênese dos procedimentos de indexação da bibliografia científica, que remetem à segunda metade do século XIX. A seguir, e tomando como referencial a saúde pública na América Latina, problematiza a utilização corrente da indexação para fins de avaliação de qualidade da produção científica e, por conseguinte, dos periódicos científicos. Argumenta-se que, por razões diversas, as bases de indexação internacional não devem ser utilizadas como os únicos parâmetros de avaliação do impacto da produção científica latino-americana em saúde pública. Critérios alternativos aos índices de impacto devem ser desenvolvidos visando um entendimento mais amplo acerca da dinâmica de produção científica em saúde pública na América Latina.

Keywords : Produção Científica; Indexação; Revistas Científicas; Saúde Pública; América Latina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese