SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Public health research: between science and action?Impact of environmental changes on sand fly ecology in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VALADARES, Jorge de Campos. A propriedade, o espaço e o lugar do sujeito. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp. 895-900. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400024.

Partindo da limitação que impõe o lugar de fala do psicanalista, abordamos as questões relativas ao "cenário", dos "horizontes" e das "perspectivas" para o lugar, a Situação do Sujeito. Saltando do corpo, das "incorporações" e de seus espaços, muitos deles institucionalizados, incluindo aí o espaço da linguagem, chegamos, em nossas procuras, à situação das velocidades e outras armações (Gestell) da técnica. Nessa trajetória, pensamos o corpo e toda a "natureza" como sítios de presença e apresentações que, nos cenários diversos, dirigem-se para as representações de mundo, com base nas singularidades das vivências. As virtualidades, com a "descorporificação das presenças", trazem mais uma variável para a nossa reflexão. As novas lutas, como, por exemplo, a luta pela terra, a luta feminista, etc., têm trazido novas luzes para a compreensão do desejo de posse e de governo dos territórios. A arte, e, aqui, o teatro deve ocupar um lugar de destaque, parece ser o lugar ideal para onde todas as percepções e sínteses se dirigem em busca de novas elaborações e de uma nova direção para o entendimento, tendo este atingido uma crise sem precedentes. Mas esse último tema é assunto para ser mais desenvolvido em outra ocasião.

Keywords : Espaço Pessoal; Corpo Humano; Filosofia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese