SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Public health research: between science and action?Impact of environmental changes on sand fly ecology in southern Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VALADARES, Jorge de Campos. A propriedade, o espaço e o lugar do sujeito. Cad. Saúde Pública [online]. 1999, vol.15, n.4, pp.895-900. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X1999000400024.

Partindo da limitação que impõe o lugar de fala do psicanalista, abordamos as questões relativas ao "cenário", dos "horizontes" e das "perspectivas" para o lugar, a Situação do Sujeito. Saltando do corpo, das "incorporações" e de seus espaços, muitos deles institucionalizados, incluindo aí o espaço da linguagem, chegamos, em nossas procuras, à situação das velocidades e outras armações (Gestell) da técnica. Nessa trajetória, pensamos o corpo e toda a "natureza" como sítios de presença e apresentações que, nos cenários diversos, dirigem-se para as representações de mundo, com base nas singularidades das vivências. As virtualidades, com a "descorporificação das presenças", trazem mais uma variável para a nossa reflexão. As novas lutas, como, por exemplo, a luta pela terra, a luta feminista, etc., têm trazido novas luzes para a compreensão do desejo de posse e de governo dos territórios. A arte, e, aqui, o teatro deve ocupar um lugar de destaque, parece ser o lugar ideal para onde todas as percepções e sínteses se dirigem em busca de novas elaborações e de uma nova direção para o entendimento, tendo este atingido uma crise sem precedentes. Mas esse último tema é assunto para ser mais desenvolvido em outra ocasião.

Keywords : Espaço Pessoal; Corpo Humano; Filosofia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )