SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Reflections on the measurement of maternal mortalityPrevalence, risk behavior, and level of information associated with vesical schistosomiasis in primary school students from the Primeiro de Junho health district, Maputo, Mozambique author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SOUZA-SANTOS, Reinaldo  and  CARVALHO, Marilia Sá. Análise da distribuição espacial de larvas de Aedes aegypti na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 31-42. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100004.

Este trabalho visa contribuir para o conhecimento sobre Aedes aegypti no Rio de Janeiro com base na análise espacial de seus criadouros na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, entre junho de 1992 e julho de 1994. Propõe a utilização de técnicas de análise de dados espaciais na vigilância e controle desse vetor. Utilizaram-se informações obtidas na Fundação Nacional de Saúde (FNS) que relatam em quais quarteirões foram encontradas larvas de A. aegypti e o número de residências por quarteirão. Na análise espacial, utilizou-se o método Kernel gaussiano. Entre o ciclo 4 e 5 e entre o 5 e 6, observam-se intervalos de atividades da FNS, seguidos de aumento da densidade de quarteirões positivos e da abrangência de suas áreas. Locais permanentemente positivos, como a região de favela e a vila militar 1, mostram a manutenção de ambientes propícios para ovipostura e crescimento de larvas, indicando falhas no controle do vetor. Embora Kernel seja um método de análise exploratória de interpretação subjetiva, possibilita fácil e rápida visualização de localidades expostas a diferentes graus de risco, sem serem afetadas pelas divisões político-administrativas existentes.

Keywords : Aedes aegypti; Dengue; Controle de Vetores; Análise Espacial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese