SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Tolerance of vitamin A application associated with mass immunization of children in Northeast BrazilUnderstanding the low prevalence of weight-for-height deficit in lower-income Brazilian children: correlations among anthropometric indices author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

ROSS, Michael W.  and  FERREIRA-PINTO, João. Por uma saúde pública de situações: a recontextualização do risco. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 59-71. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100007.

Os autores fazem uma revisão do papel das variáveis situacionais nos comportamentos de risco para a saúde, assim como, da literatura sobre os impactos do contexto e da situação na saúde pública. São apresentados três postulados para um modelo situacional: que a situação possa explicar a variância adicional nos comportamentos de risco; que o poder da situação seja recíproca em relação ao grau de autonomia individual e que a situação possa ser definida e mensurada. Uma metodologia situacional é apresentada para medir as situações na saúde pública a partir de dados preliminares sobre sua eficácia no contexto do comportamento sexual e uso de drogas injetáveis como fatores de risco para a transmissão do HIV. São discutidas intervenções que maximizam o uso da informação com base situacional. Conclui-se que as apresentações situacionais podem oferecer poder explanatório adicional na saúde pública, assim como, servir como meio para intervir ao nível situacional.

Keywords : Avaliação de Risco; Comportamento de Risco; Doenças Sexualmente Transmissíveis; Saúde Pública.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English