SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Managed care in Latin America: transnationalization of the health sector in a context of reformThe rural labor process and health in the Southern Brazilian mountains: a descriptive study author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CARDOSO, Marly Augusto  and  STOCCO, Priscila Regina. Desenvolvimento de um questionário quantitativo de freqüência alimentar em imigrantes japoneses e seus descendentes residentes em São Paulo, Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 107-114. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100011.

Descreve-se o desenvolvimento de um questionário para avaliação da freqüência habitual e da quantidade de alimentos e nutrientes consumidos por indivíduos de etnia japonesa residentes em São Paulo. A lista de alimentos e preparações do Questionário Quantitativo de Freqüência Alimentar (QQFA) foi elaborada a partir de inquérito com registro de consumo alimentar de três dias em amostra aleatória de japoneses de primeira e segunda geração da cidade de São Paulo (n = 166; faixa etária 45 a 70 anos). Os alimentos foram agrupados segundo valor nutricional por porção alimentar e fontes de nutrientes de particular interesse (por exemplo, alimentos e preparações de origem japonesa). O tamanho das porções de cada item alimentar foi classificado em pequeno, médio, grande e extra grande de acordo com a distribuição percentual dos pesos correspondentes às medidas caseiras referidas nos registros alimentares. O QQFA foi elaborado com 129 itens alimentares e com perguntas a respeito de práticas e preferências alimentares usuais. O QQFA poderá ser auto-administrado em indivíduos de escolaridade de nível médio ou superior. O tempo médio de preenchimento é de 45 minutos, dependendo da variabilidade da dieta habitual, faixa etária e motivação do participante.

Keywords : Consumo de Alimentos; Nutrição; Métodos; Epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese