SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1The rural labor process and health in the Southern Brazilian mountains: a descriptive studyDrug compliance and the elderly: who is publishing, where, and when? author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

DESLANDES, Suely F.; GOMES, Romeu  and  SILVA, Cosme Marcelo Furtado Passos da. Caracterização dos casos de violência doméstica contra a mulher atendidos em dois hospitais públicos do Rio de Janeiro. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 129-137. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100013.

O artigo objetiva: (a) analisar a distribuição dos casos de violência doméstica contra a mulher (adolescente e adulta) em relação ao atendimento emergencial por causas externas; (b) caracterizar as vítimas e o atendimento prestado; (c) analisar as circunstâncias em que ocorreram esses eventos. Procurou-se articular as abordagens quantitativas e qualitativas. O estudo foi desenvolvido em dois hospitais públicos de referência situados no Município do Rio de Janeiro. Das 72 mulheres atendidas, a maioria referiu como agressor o esposo/companheiro/namorado (69,4%) e sofreu agressões por espancamento (70,4%), sobretudo na região de face e cabeça. Conclui-se que o atendimento emergencial deve prestar uma atenção clínica e cirúrgica de qualidade, mas também ser capaz de desencadear ações preventivas.

Keywords : Mulheres Maltratadas; Violência Doméstica; Serviços Médicos de Emergência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese