SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Adults free of caries: a case-control study about: awareness/consciousness, attitudes and preventive practicesSuicide and its psychopathological relations: a qualitative analysis of 6 rational suicidal patients author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COSTA, Sérgio Ibiapina Ferreira  and  DINIZ, Débora. Mídia, clonagem e bioética. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 155-162. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100016.

Para este artigo, foram analisadas trezentas matérias extraídas dos principais jornais da mídia impressa brasileira sobre o tema da clonagem, em um período de dezoito meses, a contar do anúncio de Dolly, feito em fevereiro de 1997. A análise do material teve dois grandes objetivos: mapear os constantes morais a que a possibilidade da clonagem de seres humanos esteve associada e identificar alguns dos pressupostos morais da pesquisa científica com animais não-humanos e que foram reproduzidos irrefletidamente pela mídia. Além do reconhecimento de que houve antes uma difusão irrefletida do medo da clonagem em seres humanos que mesmo um debate ético frente à questão, a conclusão a que os autores chegaram com este estudo foi que há um sério descompasso entre as reflexões bioéticas e a mídia brasileira.

Keywords : Clonagem; Mídia; Periódicos; Bioética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese