SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Epilepsy, epileptics, and work: conflicting relationsMolecular epidemiology of dengue viruses in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

BRITO, Jussara Cruz de. Enfoque de gênero e relação saúde/trabalho no contexto de reestruturação produtiva e precarização do trabalho. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 195-204. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100020.

Neste artigo procura-se analisar a questão da saúde dos(as) trabalhadores(as) frente à reestruturação produtiva, tomando-se, como eixo, a divisão sexual do trabalho e as relações de gênero. Para isso, em um primeiro momento, emprega-se o paradigma da transversalidade. Posteriormente discutem-se as atuais tendências de aumento do trabalho feminino, de sua incorporação pelas empresas multinacionais nos países de terceiro mundo, de acirramento de suas diferenças e de sua maior vulnerabilidade diante do processo que torna precários o emprego e o trabalho. Ao final, dois exemplos de trabalho feminino - na indústria e no setor de educação - contribuem para a reflexão acerca dos efeitos da reestruturação produtiva na saúde da mulher trabalhadora, apontando a problemática do tempo extenso de trabalho.

Keywords : Trabalho Feminino; Saúde da Mulher; Saúde Ocupacional; Relações de Gênero.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese