SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1An epidemiological approach to health promotion: the ideas of Geoffrey RosePhysician-patient communication in the prevention of female reproductive tract infections: some limitations author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

SCLIAR, Moacyr. Literatura e medicina: o território partilhado. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 245-248. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100026.

Partindo do texto do escritor português José Cardoso Pires, "De Profundis: Valsa Lenta", em que o autor descreve a afasia pela qual passou em conseqüência de acidente vascular cerebral, são feitas considerações sobre o enfoque da doença por escritores e por médicos. As diferenças apontadas, em termos da forma e do conteúdo dos textos que, na literatura e na medicina, descrevem a doença, enquadram-se no conflito entre as duas culturas, tal como descrito por C. P. Snow, sendo característico da crescente especialização. A inclusão de textos literários no treinamento de médicos e de profissionais da saúde pode ajudar a superar esse hiato, facilitando o entendimento da doença em sua dimensão mais ampla e contribuindo para um melhor relacionamento profissional-paciente.

Keywords : Literatura; Medicina; Medicina na Literatura; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese