SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Literature and medicine: the shared territoryFactores geográficos en la epidemiología de la intoxicación por Karwinskia (tullidora) en México author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MAKUCH, María Y.; BOTEGA, Neury José  and  BAHAMONDES, Luis. Comunicação entre médicos e mulheres na prevenção das infecções do trato reprodutivo: algumas limitações. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 249-253. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100027.

O objetivo deste estudo foi descrever a informação que mulheres com esterilidade tubária lembravam haver recebido dos médicos quando elas compareceram à consulta em virtude de infeções do trato reprodutivo (ITR), assim como a informação que os médicos referiram dar-lhes no momento da consulta. Foram entrevistadas 16 mulheres com esterilidade primária de causa tubária, selecionadas seguindo o critério de amostra proposital. Foram selecionados ao acaso e entrevistados 15 médicos da rede pública de Campinas, SP, Brasil. A análise das respostas das mulheres mostrou que elas não lembravam de ter recebido informação a respeito de meios de prevenção ou sobre o impacto das ITRs em seu futuro reprodutivo. A análise das entrevistas com os médicos revelou que a informação que eles declararam prover às mulheres em questão sobre as formas de transmissão, os riscos para o futuro reprodutivo e meios de prevenção foi incompleta ou pouco clara. A informação que as consulentes lembravam haver recebido e a que os médicos referiram dar sobre as ITR foi similar. Em conclusão, essas mulheres não receberam informação adequada ou completa, e provavelmente não foi possível que implementassem meios de prevenção para evitar a repetição de ITR e minimizar o risco de esterilidade tubária.

Keywords : Infecções do Trato Reprodutivo; Infertilidade Feminina; Infertilidade; Medicina Preventiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English