SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Literature and medicine: the shared territoryFactores geográficos en la epidemiología de la intoxicación por Karwinskia (tullidora) en México author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Cadernos de Saúde Pública

On-line version ISSN 1678-4464Print version ISSN 0102-311X

Abstract

MAKUCH, María Y.; BOTEGA, Neury José  and  BAHAMONDES, Luis. Comunicação entre médicos e mulheres na prevenção das infecções do trato reprodutivo: algumas limitações. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp.249-253. ISSN 1678-4464.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100027.

O objetivo deste estudo foi descrever a informação que mulheres com esterilidade tubária lembravam haver recebido dos médicos quando elas compareceram à consulta em virtude de infeções do trato reprodutivo (ITR), assim como a informação que os médicos referiram dar-lhes no momento da consulta. Foram entrevistadas 16 mulheres com esterilidade primária de causa tubária, selecionadas seguindo o critério de amostra proposital. Foram selecionados ao acaso e entrevistados 15 médicos da rede pública de Campinas, SP, Brasil. A análise das respostas das mulheres mostrou que elas não lembravam de ter recebido informação a respeito de meios de prevenção ou sobre o impacto das ITRs em seu futuro reprodutivo. A análise das entrevistas com os médicos revelou que a informação que eles declararam prover às mulheres em questão sobre as formas de transmissão, os riscos para o futuro reprodutivo e meios de prevenção foi incompleta ou pouco clara. A informação que as consulentes lembravam haver recebido e a que os médicos referiram dar sobre as ITR foi similar. Em conclusão, essas mulheres não receberam informação adequada ou completa, e provavelmente não foi possível que implementassem meios de prevenção para evitar a repetição de ITR e minimizar o risco de esterilidade tubária.

Keywords : Infecções do Trato Reprodutivo; Infertilidade Feminina; Infertilidade; Medicina Preventiva.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )