SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Factores geográficos en la epidemiología de la intoxicación por Karwinskia (tullidora) en MéxicoSandflies (Diptera, Psychodidae) in a secondary forest area in the county of Paço do Lumiar, Maranhão, Brazil: a leishmaniasis transmission area author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

RAMALHO, Antonio Sérgio  and  SILVA, Roberto Benedito de Paiva e. Genética Comunitária: uma nova disciplina e sua aplicação no Brasil. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.1, pp. 261-263. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000100029.

A Genética Comunitária é uma nova disciplina, que tem por objetivo o fornecimento de serviços de genética para a comunidade como um todo. Enquanto ciência, engloba todas as pesquisas necessárias ao desenvolvimento e à avaliação das suas aplicações. Indiscutivelmente, o desenvolvimento da disciplina no Brasil é muito necessário e a implantação de programas brasileiros de genética comunitária vem sendo recomendada pela Organização Mundial de Saúde e por outras organizações internacionais, sobretudo para as hemoglobinopatias. Apesar da necessidade e do lado atraente dos programas comunitários, alguns aspectos destes devem ser seriamente considerados. No presente artigo, são discutidos alguns fatores culturais, sociais, psicológicos e econômicos que podem transformar a triagem genética em uma invasão da privacidade dos indivíduos.

Keywords : Genética Comunitária; Aconselhamento Genético; Genética.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English