SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Recent health services reform in Quebec Province, Canada: on the frontier of preserving a public systemIntermunicipal Health Consortiums and the Brazilian Public Health System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CECILIO, Luiz Carlos de Oliveira. Trabalhando a missão de um hospital como facilitador da mudança organizacional: limites e possibilidades. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 973-983. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000400016.

O autor, inicialmente, apresenta algumas considerações encontradas no campo da Teoria Geral da Administração, sobre o papel da definição de "objetivos organizacionais" em um processo de mudança das organizações em geral. Mesmo reconhecendo a validade de parte do questionamento feito por certos autores que, no limite, negam a possibilidade de se imprimir "uma" direcionalidade para a organização com base na explicitação dos seus objetivos formais ou oficiais, o autor apresenta e discute sua experiência, no setor saúde, de definição da missão (uma forma de "tradução" de objetivos organizacionais) como estratégia de melhorar a comunicação dentro da equipe e da criação de uma cultura de responsabilidade frente ao usuário.

Keywords : Objetivos Organizacionais; Inovação Organizacional; Organização e Administração.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese