SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Developing the hospital's mission to facilitate organizational change: limits and possibilitiesKey aspects of sexual behavior and safer sex practice among men from the city of São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

LIMA, Ana Paula Gil de. Os Consórcios Intermunicipais de Saúde e o Sistema Único de Saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 985-996. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000400017.

Os municípios do interior do Brasil têm enfrentado dificuldades na implementação do Sistema Único de Saúde, regulamentado na Constituição de 1988. A falta de recursos humanos e financeiros, a dificuldade de acesso a uso de tecnologias e a inexistência de estruturas físicas adequadas, além da distância que dificulta o atendimento à saúde, são os entraves mais comuns, que levam os dirigentes municipais a procurar alternativas de gestão. Os Consórcios Intermunicipais de Saúde surgem nesta perspectiva, apresentando-se como uma prática de gestão inovadora no sistema de saúde no Brasil. Este estudo descreve a situação atual dos consórcios de saúde, sua distribuição e organização nas diferentes regiões do país. Esta modalidade de gestão é utilizada principalmente em municípios pequenos e tem uma grande concentração nos estados do Sudeste e Sul do Brasil. Seu desenvolvimento é mediado por diferentes interesses e formas de implantação.

Keywords : Sistemas Locais de Saúde; Política de Saúde; Setor Público.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese