SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Interaction of work demands in the genesis of mental sufferingDifferences between neonatal mortality and stillbirth rates in Brazil: a study based on the Unified Health System (SIH/SUS) Hospital Information System author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

CAMPOS, Rosana Onocko. Análise do planejamento como dispositivo mediador de mudanças institucionais com base em um estudo de caso. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 1021-1030. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000400020.

Este trabalho analisa o papel de tecnologias de planejamento num contexto de mudança institucional, situando-as no espaço de mediação. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual se analisaram tecnologias de planejamento em relação a um referencial teórico da saúde coletiva, valendo-se de um estudo de caso sobre o Serviço de Saúde Cândido Ferreira (Campinas, São Paulo). Esboça-se uma proposta de abordagem metodológica, visando subsidiar tecnologias de planejamento como dispositivo viabilizador de mudanças institucionais. Enfatiza-se a importância de a área do planejamento dialogar com outros corpos teóricos: análise institucional, psicanálise, saúde pública etc.

Keywords : Mudanças Institucionais; Planejamento em Saúde; Planejamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese