SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Trends and spatial distribution of mortality from external causes in Salvador, Bahia State, BrazilCurve of normal estimated fetal weight values by ultrasound according to gestation age author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

COELI, Cláudia Medina; VERAS, Renato Peixoto  and  COUTINHO, Evandro da Silva Freire. Metodologia de captura-recaptura: uma opção para a vigilância das doenças não transmissíveis na população idosa. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 1071-1082. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000400025.

A metodologia de captura-recaptura é utilizada na área da ecologia para a estimativa do tamanho de populações de animais selvagens. Esta técnica pode ser empregada no âmbito da epidemiologia para a obtenção de estimativas de doenças transmissíveis e não transmissíveis em uma forma relativamente barata e rápida. Sistemas de vigilância baseados na utilização desta metodologia representam uma alternativa potencial para o monitoramento de doenças não transmissíveis em nosso meio. Este artigo apresenta uma revisão sucinta dos fundamentos da metodologia de captura-recaptura e de suas aplicações no âmbito da epidemiologia. Adicionalmente, é apresentado um modelo teórico para a implantação de um sistema de vigilância do diabetes mellitus na população idosa baseado na utilização de fontes de morbidade e mortalidade usualmente disponíveis em nosso meio e na aplicação da metodologia de captura-recaptura.

Keywords : Diabetes Mellitus; Vigilância Epidemiológica; Idosos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese