SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue4Breastfeeding in two Brazilian State capitals: a comparative analysisMalaria in Sucre State, Venezuela author indexsubject indexarticles search
Home Page  

Cadernos de Saúde Pública

Print version ISSN 0102-311X

Abstract

VIDOTTI, Carlos C. F.; HOEFLER, Rogério; SILVA, Emília Vitória  and  BERGSTEN-MENDES, Gun. Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos - SISMED. Cad. Saúde Pública [online]. 2000, vol.16, n.4, pp. 1121-1126. ISSN 0102-311X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-311X2000000400030.

Foram descritas as atividades do farmacêutico especialista em informação sobre medicamentos (IM) e caracterizados os Centros de Informação sobre Medicamentos (CIMs), deixando claro o que não são e o que são - mitos e fatos. Foram apresentadas as definições de IM e de CIMs e apresentadas as atividades usuais dos Centros, destacando a informação passiva como atividade fundamental. Foi apresentado o Sistema Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (SISMED), uma rede de CIMs integrados através de um Protocolo de Cooperação que estabelece os requisitos mínimos para o funcionamento dos CIMs e os mecanismos de cooperação entre os Centros participantes. As estratégias para a formação do SISMED foram a capacitação de recursos humanos e encontros dos responsáveis pelos CIMs. O treinamento de recursos humanos através de quatro cursos, deu suporte à implantação rápida de CIMs pelo Brasil, preenchendo importante lacuna, e consolidando definitivamente esta atividade no país, dentro dos preceitos adotados mundialmente. Os encontros periódicos dos que trabalham nos CIMs fortaleceram os Centros, e consequentemente, o SISMED.

Keywords : Informação sobre Medicamentos; Uso de Medicamentos; Medicamentos; Centros de Informação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese